Privatização dos Correios é igual o que aconteceu com a telefonia, espera o Estado fazer toda a estrutura para depois vir um zé burguês e comprar abaixo do preço alegando "ineficiência" ou "que não dá lucro"
---
Baseado na publicação de joanna 💫 maciel (@joannathebug) que está escrito:
De novo: DIGA NÃO À PRIVATIZAÇÃO E SE INFORME!
1. Com a privatização diversas regiões do país, especialmente zonas de periferia e cidades menores podem ficar descobertas, sem o serviço de entrega postal porque muitas regiões não trariam retorno financeiro para o setor privado.
2. Mesmo prestando serviços fundamentais, os Correios são uma empresa lucrativa. No ano passado, o lucro dos Correios bateu R$ 988 milhões. A entrega de encomendas, área que motiva a privatização, responde por 44% dos negócios da empresa estatal.
3. Os comerciantes e produtores de menor escala não têm condições de depender dos serviços privados de entrega. Uma encomenda que custa nos Correios R$ 43,00 é até 12 vezes mais cara em empresas privadas como DHL e Fedex.
4. Se a PL for aprovada, os Correios deverão aprofundar ainda mais a precarização de seus 100 mil funcionários, que já está em curso com a terceirização. Porém, para além disso, a ideia é poder demitir em massa os trabalhadores dos Correios para recontratá-los a preço de banana.
5. Algumas empresas do setor como Amazon, DHL e Fedex já anunciaram interesse em participar da privatização dos Correios. O desenrolar disso é que os lucros que hoje ficam para o Brasil passariam a ser contabilizados no bolso das empresas estrangeiras.
6. Há 12 anos, a realização do Enem só acontece graças ao esforço dos trabalhadores dos Correios, que são responsáveis pela logística e entrega das provas em todas as regiões do país. No dia do Enem em apenas 3 horas, eles entregam provas em mais de 15 mil locais.
7. Os trabalhadores dos Correios distribuíram, no ciclo 2020/2021, 197 milhões de livros didáticos em todos os 5.570 municípios do país através de uma megaoperação.
8. Serviço postal universal é uma garantia constitucional. Tá lá:
"Art. 21. Compete à União:
(...)
X - manter o serviço postal e o correio aéreo nacional;"
·
6 de jul de 2021
*Lista adaptada por mim com informações da Central Unica dos Trabalhadores, da Flávia Rochet da FENTECT e do Esquerda Online*
---
Fontes
https://twitter.com/AutismoPensante/status/1412555182945210371
https://twitter.com/joannathebug/status/1412414170616799242

Comentários
Postar um comentário