1) Pessoal, rápido resumo do decreto 10502 que é voltado as escolas especiais. Compartilhem!
2) Esse decreto visa criar uma nova política de educação especializada a pessoas com deficiência (PcDs) Na prática, é uma ação federal, estadual e municipal que visa criar escolas direcionadas para PcDs, seja especial, ou mesmo bilíngue para surdos, além de classes especializadas
3) A ideia é uma armadilha, pois por mais que se argumente que o ensino regular seja a primeira opção do aluno PcD, na lei consta como "preferencialmente", e bem, se os pais não quiserem colocar seus filhos no ensino regular, fatalmente vai para a escola especializada
4) E mesmo se os pais quiserem manter o seu filho PcD na escola regular, pode haver ainda obstáculos colocados pela própria direção da escola que, mesmo sem o decreto, é possível ver casos de escolas que impedem o ingresso desse aluno
5) Outra argumentação comum é que nas escolas especializadas é que o aluno PcD terá toda uma estrutura, com profissionais especializados a atender demanda, além de investimento financeiro Se tem como fazer tudo isso em uma escola separada, por que não fazer na escola regular?
6) Além disso, separar alunos com deficiência dos sem deficiência facilita e muito a estigmatização das PcDs. Sem um ambiente que tem toda a diversidade possível dentro de um mesmo espaço promove segregação e que auxilia no preconceito em relação as PcDs ao longo da vida
7) Sobre as classes especializadas dentro de uma escola regular, ainda é considerado uma segregação, pois se tem uma falsa sensação de pertencimento, afinal, a criança com deficiência frequentará até a mesma escola, mas não a mesma classe
8) Lembrando a todos que salas especializadas já existem! A diferença é que as salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) são no contraturno do estudante, ou seja, o estudante com deficiência continua na sala regular
9) Inclusive fiz essa thread que fala da audiência que ocorre agora, hoje e amanhã (23 e 24 desse mês) que busca confirmar essa revogação feita pelo STF em relação ao decreto no ano passado
10) Então compartilhem publicações de outras pessoas com deficiência que falem o quão prejudicial é esse decreto. Caso não for parado, esse decreto vai acabar com a inclusão do aluno com deficiência em sala de aula regular
11) Para quem quiser acompanhar a audiência pública
12) Para quem não consegue acompanhar em vídeo, tem o perfil da Coalizão Brasileira pela Educação Inclusiva que se propôs a colocar o resumo das falas de quem participa dessa audiência
13) Para quem quiser assistir o segundo dia da audiência pública, é só acessar o link abaixo
14) Parte 2 do segundo dia de audiência
--- Fontes
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