Pular para o conteúdo principal

Resposta da UFMG (autista barrada na universidade) (sem data)

É realmente vergonhoso uma instituição federal distorcer a legislação para classificar "quem pode ou não ser autista" mesmo com o candidato possuindo laudo (que é difícil de obter)
Função de universidade não é para atestar deficiência, pois isso já é feito no campo da Saúde
Veja a resposta da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais para o caso do autista que teve sua entrada no curso por cotas negada:
---
A UFMG vem a público esclarecer algumas dúvidas que os estudantes têm ou possam ter à respeito do sistema de reserva de vagas na universidade.
Acompanhe o fio
A Lei 12.711 de 29 de agosto de 2012 determina que as instituições federais de ensino reservem 50% das vagas de graduação para alunos que realizaram, de forma integral, o ensino médio em escolas públicas, estando contempladas pessoas negras, pardas e indígenas.
Em 2017, esta Lei adicionou também pessoas com deficiência (PCD), incluindo indivíduos com o diagnóstico de autismo. A UFMG passou a admitir PCDs nos editais de reserva de vagas a partir do 1º semestre letivo de 2018, tendo vigorado esta prática até os dias de hoje.
Durante esse período, a UFMG aprovou 562 candidatos que requisitaram vagas por meio dessa modalidade. A reserva de vagas faz parte de um consistente sistema de ações afirmativas da universidade que, além de programas de inclusão destinados a promover grupos socialmente discriminados, promove práticas acadêmicas de acolhimento, atenção e apoio aos estudantes em suas necessidades, em seu aproveitamento acadêmico e no enriquecimento de sua permanência na instituição.
A UFMG se apoia também na Lei 13.146, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, estabelecida em 6 de julho de 2015, destinada a garantir a igualdade dos direitos e das liberdades fundamentais do PCD, visando à sua inclusão social e cidadania.
A Lei 13.146 estabelece também, no 1º parágrafo do artigo I, os critérios para considerar uma pessoa com deficiência e a necessidade dA avaliação ‘biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar’ que compõem a Banca de Verificação e Validação (BVV).
Na UFMG, essa avaliação é realizada, sobretudo, para analisar as condições da pessoa no ambiente universitário. Nesse sentido, os(as) candidatos(as) que optaram pela modalidade deficiência no sistema de reserva de vagas, além de apresentarem a documentação exigida pelo edital passam por comissão integrada por diferentes profissionais das áreas da Saúde e Ciências Humanas (médicos, psicólogos, fonoaudiólogos e pedagogos) que examinam suas condições de aprendizagem e interação especificamente no ambiente universitário.
Por fim, a UFMG reitera que a política de cotas tem o objetivo de democratizar o acesso dos brasileiros à universidade pública e que cabe a instituição estabelecer e zelar pelo cumprimento de procedimentos rigorosos de verificação, a fim de salvaguardar a reserva de vagas para as pessoas que, por direito, atendam aos critérios determinados.
E, para preservar a integridade e a privacidade de pessoas envolvidas no sistema de reserva de vagas, a UFMG não comentará casos particulares.

---

Fontes
https://www.facebook.com/ricardoFF3D/posts/pfbid02rWCwQzcyn4Awmzyq5nQoSMJk9PXGBaejEfo6MDfzBwGVJhfLpwMG9bpkwNN4Lb3vl

https://twitter.com/ufmg/status/1514215719357095941?fbclid=IwAR2Ow1yz9nTlmeDqnWknPQ1hapBx8ZbFL3bGCDvsBKAfiIK2E0GbI7Q7Cs0

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LinkedIn

Eu poderia comentar várias coisas sobre isso, porém, uma coisa é certa, esse tipo de post que esse Richard fez é normal na rede, serve para causar intriga mesmo e fazer a pessoa sentir raiva e comentar, gerando engajamento para o perfil do imbecil --- Post baseado na publicação de Oliver Pope (@glaudamasceno), que está escrito: O cara levou uma surra ao vivo no LinkedIn detalhe que o cara é um dos top voices do LinkedIn, ou seja = categoria sem credibilidade alguma kkkk --- Fontes 1:03 PM · 19 de jan de 2021 https://twitter.com/AutismoPensante/status/1351560831079739392 2:15 PM · 18 de jan de 2021 https://twitter.com/glaudamasceno/status/1351216676784791558

BILU (Bio Inteligência Luminescente Universal)

Bem, hoje vi um artigo no Baixaki sobre o BILU (aquele que supostamente visitou a Terra, mais precisamente em Varginha), bem, no Baixaki tem um suposto relatório feito por eles sobre nosso planeta, bem, se acredito ou não? Não acredito, mas vou dar minha opinião como se eles realmente tivessem visitado a Terra Ai em baixo vai estar o relatório (retirado do site Baixaki) e em seguida, minha opinião sobre o assunto O que chamam de “Terra”: primeiras impressões Abrindo frequência de saudações, amigos BILUS! Estamos prestes a retornar ao nosso lar após um período que aqui denominam de “dois dias”, intervalo de tempo em que este curioso planeta dá duas voltas completas. Estamos encantados com muito do que vimos, mas acredito que a “Terra” ainda esteja distante do habitat que procuramos para expandir nossas colônias de intercâmbio cultural. A começar pelo nome do planeta, encontramos algumas contradições que, mesmo após nossas pesquisas, continuam ser fazer sentido para nós. Na lí...

Há muito tempo não escrevo aqui, certo?

Bem, meu último texto aqui foi em 2011, e muita coisa mudou. Meus pensamentos, minha forma de agir, minhas experiências e decisões que tive de enfrentar, pelo jeito mudei bastante do meu "eu" de mais de 6 anos atrás. Isso é bom, porque isso mostra evolução e amadurecimento de minha parte. Eu nunca deixei de escrever, sempre tive gosto por produzir alguma coisa que, ou me envolvia sentimentalmente, ou sobre coisas que eu gosto. Minha escrita creio que melhorou com o tempo, afinal, evoluções existem e elas devem ser comemoradas, de alguma forma é claro. Mas o que aconteceu desde que eu fiquei fora daqui? Muitas coisas que vou abordando com o tempo, mas posso dar um resumo bem rápido e tranquilo. A primeira de todas foi, pasmem, eu fiz uma faculdade de Publicidade e Propaganda, e por mais incrível que possa parecer, eu sou formado! As vezes nem acredito que consegui passar por 5 anos de curso, ainda em uma área que parece improvável para quem possui e condição de Asperger (...