1) Eu vi muita gente no Twitter essa semana falando de crescimento nas mÃdias e redes sociais, eu fiz essa thread aqui, pois eu sou autista, ativista pela causa, profissional e estudo a área do Marketing Digital, creio que o meu aprendizado será útil
2) Um aviso, não entrarei em detalhes tão técnicos, mas algo mais teórico e focado em conceitos
3) Vamos lá, muita gente que faz um trabalho sério fala que não consegue crescer na rede, enquanto influenciadores que postam selfies conseguem muito mais visibilidade. Bem, primeiro que temos de aceitar que conteúdos mais banais
4) Ou mesmo conteúdos mais populares, dão mais visibilidade e engajamento mesmo, é só olhar para outra mÃdia, a TV, compare o Café Filosófico com o Programa do Silvio Santos, por mais que a medição de audiência seja ruim (pelo people meter, que analisa só São Paulo)
5) Você verá que os números de audiência do Café Filosófico são muito menores proporcionalmente. Claro que estou usando só um exemplo para ficar mais fácil o entendimento
6) Na internet a lógica é a mesma, temos de aceitar que conteúdos mais intelectualizados, ou que sejam mais difÃceis de explicar, sejam menos vistos, compartilhados, curtidos e comentados. Infelizmente, a sociedade vive esse problema estrutural de falta de senso crÃtico
7) Falta de senso crÃtico no sentido de pesquisar um conteúdo que não seja voltado ao entretenimento, é um dos motivos que um conteúdo sobre um estudo da vacina do Covid 19 seja tão menos propagado quanto uma notÃcia toda errada e senso comum sobre o mesmo tema
8) Bom, agora que chegamos ao mesmo nÃvel de conhecimento, vamos falar especificamente de engajamento. Ter engajamento já não é algo fácil, visto a concorrência com outros canais (a métrica aqui é o tempo que a pessoa passa vendo seu conteúdo e não vendo o do outro)
9) Imagina ter engajamento com um conteúdo que é mais nichado, não pelo assunto em si, mas pela abordagem mais profunda, sendo um conteúdo mais avançado (exemplo: polÃticas públicas para os autistas), em comparação com um iniciante (exemplo: o que é o autismo)
10) O que aprendi até hoje sobre isso, é usar técnicas de Marketing Digital para aumentar as chances do meu conteúdo ter um engajamento maior, digo aumentar as chances, pois não é garantia, visto que há a concorrência e o interesse da pessoa em ver aquilo
11) Usando como exemplo no YouTube, que é a mÃdia que mais uso, eu sempre peço, no inÃcio do vÃdeo, para a pessoa se inscrever no canal, simplesmente porque se eu não pedir, a pessoa tende a não fazer. Aliás, eu tenho que dar um motivo para a pessoa se inscrever no canal
12) E isso é uma das coisas que eu tenho de fazer, uma engrenagem que, se eu não fizer direito, tenho um engajamento abaixo da média. Essa mesma lógica tem de ser aplicada nas outras redes, como Facebook e Instagram, mesmo que essas duas redes diminuam o alcance propositalmente
13) Ainda sobre Facebook e Instagram, a gente tem que incentivar as pessoas a compartilharem ou comentarem, mesmo que para isso você tenha que fazer de vez em quando posts mais rasos. Infelizmente não tem como fugir dessa regra
14) Então você se pergunta o porquê canais como o Tese Onze, Jones Manoel, ou outros canais mais profundos conseguiram crescer. Bem, primeiro que são pontos fora da curva, logo não podem ser tratados como regra. Afinal, para cada Jones Manoel, tem 10 canais rasos
15) Outro ponto, canais que falam de assuntos mais profundos e que cresceram, conseguiram não na mesma velocidade e intensidade dos outros. Ainda há outros canais que cresceram porque foram puxados por outros canais maiores, o que é o caso, por exemplo, do Chavoso da USP
16) Fora isso, o crescimento de um canal em alguma mÃdia é constante, mas em uma velocidade baixa. Uma das poucas formas de crescer um canal sem ter alguém te puxando para cima, é fazendo um conteúdo que seja de fácil assimilação (que facilmente se torna raso), e compartilhável
17) Outra forma que aumenta as chance do seu canal crescer, seja qual mÃdia for, é falar de assuntos do momento. Assuntos do momento são datáveis mais facilmente, porém com chances maiores de dar bons números de engajamento a curto prazo
18) Uma das formas de ver isso é acessando o Google Trends, ferramenta básica para qualquer um que quer estudar sua própria mÃdia
19) Bem, é realmente difÃcil falar de assuntos mais profundos e crescer o canal ao mesmo tempo, isso demanda tempo, energia, e muito aprendizado, algo que muita gente, muita gente mesmo, não vai conseguir, mas não por culpa delas, mas pela lógica de produtividade e resultado
20) E é uma crÃtica até a esse pessoal que ganha dinheiro falando de crescimento de canal. Eles falam que qualquer um pode crescer um canal em alguma mÃdia, o que discordo, pois crescer um canal envolve saber fazer as coisas certas e no tempo certo, tanto técnica quanto conceito
21) Se alguém tiver dúvida em algo mais especÃfico, posso responder, mas creio que essa thread já explicou o bastante, além de ser bem longa rs
É isso ae, pessoal!
É isso ae, pessoal!
---